Está pensando em morar nos Estados Unidos e quer exercer sua profissão em seu novo país? Pois este artigo da United Idiomas é para você: para quem possui nível superior e quer trabalhar nos EUA, a validação do diploma é um processo indispensável para todas as atividades nas quais o nível superior de formação seja uma exigência. Por isso, fique atento nas etapas a seguir para obter a validação e regularizar seu diploma para se tornar apto(a) a trabalhar nos EUA e iniciar uma nova jornada profissional fora do Brasil. Confira abaixo:
+ Quer começar a ler em inglês? Veja 8 livros para iniciar
1. Faça a tradução juramentada
Todo documento brasileiro, para ser validado nos EUA, precisa de uma tradução para ser legível e, assim, ter fé pública. Porém, apenas a tradução juramentada é válida, que só pode ser feita por um tradutor também juramentado. Esse especialista deve estar registrado na Junta Comercial de seu respectivo estado brasileiro, órgão que permite que você localize um tradutor de forma mais prática. São exigidos documentos como histórico escolar, declaração do respectivo conselho regional e certidão de nascimento ou casamento.
2. Dê entrada na acreditação
A tradução juramentada é o primeiro passo de um processo que pode demorar até um ano para ser concluído. Após apresentar os documentos, a validação terá início com testes para avaliar suas competências profissionais e acadêmicas, cada um com sua entidade profissional. Na medicina, por exemplo, a United States Medical Licensing Examination é o órgão responsável pela validação — vale lembrar que, no caso da área médica, os exames não permitem novas tentativas.
+ Trabalho no exterior: entenda o nível de inglês para trabalhar fora do Brasil
Ainda tratando sobre a área médica, é preciso ressaltar que as residências feitas no Brasil não são reconhecidas nos Estados Unidos. Ou seja, mesmo sendo um especialista por aqui, ao validar seu diploma você voltará a ser um médico generalista, tendo que se especializar novamente em uma instituição norte-americana de ensino médico.
Outro exame indispensável para a validação do diploma é o de proficiência em inglês, por razões óbvias. Você pode descobrir mais sobre os principais certificados internacionais de inglês neste outro artigo da United Idiomas.
3. Cumpra o restante das disciplinas e estágios
Assim como nas transferências entre faculdades e instituições de ensino no Brasil, a validação dificilmente será completa. Ou seja, mesmo que seu diploma seja validado, é possível que você tenha que cursar uma parte da graduação nos Estados Unidos para ter o documento reconhecido de fato. Os estágios também fazem parte de uma exigência norte-americana, já que os profissionais só se inserem oficialmente no mercado de trabalho após cumprirem estágio profissional.
+ Por que a United Idiomas é a escolha certa para aprender inglês de verdade?
Quanto custa validar o diploma nos Estados Unidos?
Ao contrário do que acontece no Brasil, onde o Ministério da Educação fica responsável por toda a revalidação de diplomas, nos Estados Unidos esse processo é totalmente feito por empresas privadas. Ou seja, existe uma variação nos custos do processo, dependendo da empresa escolhida e da própria universidade. Geralmente, a taxa inicial gira em torno de 100 dólares, mas há outros gastos envolvidos.
Médicos, advogados, engenheiros, contadores e professores são alguns exemplos de profissionais que precisam ter o diploma validado para trabalharem nos Estados Unidos de forma legal. Além disso, vale a pena ficar atento para prazos e regras específicas para obtenção de vistos profissionais, que sempre estão sujeitos a mudanças.
+ Conheça 10 países que têm o inglês como língua oficial
Aprenda o inglês da vida real com a United Idiomas
Para quem está indo morar fora do Brasil e ingressando em um novo desafio, a United Idiomas é a escolha ideal para aprender inglês de forma prática e eficiente e se preparar para sua nova vida em outro país. Com metodologia diferenciada, professores altamente qualificados, exercícios interativos com foco em conversação e opções de cursos presenciais, híbridos ou EAD, a United Idiomas tem tudo o que você precisa para aprender o inglês da vida real em até 18 meses. Se interessou? Então acesse nosso site clicando aqui e descubra mais sobre os cursos da United Idiomas.