Muitos profissionais encaram a entrevista de emprego em inglês como um grande desafio, mesmo para quem é fluente no idioma. Mesmo após anos de estudo e até mesmo viagens de intercâmbio, eventos no exterior e outras experiências onde a fluência no idioma foi testada, a entrevista de emprego pode ser um motivo de muita tensão para as pessoas.
+ É possível aprender inglês depois de adulto?
Pensando nisso, a United Idiomas lista 12 dicas imperdíveis para você se preparar para uma entrevista de emprego em inglês e conquistar a vaga que tanto sonhou!
1. Pesquise sobre o vocabulário da área de atuação
É importante estar atento a todos os termos técnicos utilizados pelos profissionais da área que você deseja ingressar, principalmente em setores como negócios, engenharia e tecnologia. Acesse o site da companhia e pesquise notícias relacionadas ao tema para conseguir boas referências.
2. Pratique muito!
Seja com um colega ou em frente ao espelho, ensaie quantas vezes puder. Isso vai te ajudar a desenvolver uma linha de raciocínio para as respostas e buscar correções antes da entrevista, para melhorar a construção de seu discurso. Faça o treino em voz alta e não se esqueça de gravar, para em seguida conferir a pronúncia e ir aperfeiçoando a fala.
3. Esteja pronto para improvisar
Praticar um discurso é muito importante para a entrevista de emprego em inglês, mas muitas vezes será necessário improvisar e formular respostas instantâneas, já que o entrevistador poderá abordar outras questões que não foram ensaiadas. Pequenos erros podem acontecer, mas o importante é manter a calma, reformular a frase e conseguir dar continuidade ao raciocínio.
4. Faça sua apresentação pessoal de maneira clara
Elabore um bom texto para sua apresentação pessoal, já que esse momento é diferente de um diálogo aberto, pois o entrevistador não deverá te interromper. Ensaie bastante e não esqueça das informações essenciais, como formação, experiências profissionais mais relevantes, situação profissional atual e motivo do interesse pela vaga.
5. Prepare os ouvidos para a entrevista
Canais de TV internacionais, podcasts sobre temas relacionados à área de atuação, músicas, filmes e séries são muito proveitosos para treinar a compreensão e evitar que o entrevistador tenha que repetir alguma pergunta durante a entrevista. Usar as legendas de filmes e séries em inglês também é uma boa dica para melhorar a compreensão do idioma.
6. Falar pouco não é a escolha certa
Decorar respostas curtas e muito objetivas pode causar um clima até mesmo constrangedor na entrevista, pois o candidato poderá perder a sequência lógica das frases e demonstrar insegurança. Pratique diariamente seu discurso para que saia de forma natural e espontânea, listando todos os tópicos que devem ser ditos no momento da entrevista.
7. Treine respostas para perguntas tradicionais
Existem perguntas que são feitas em praticamente todas as entrevistas de emprego, por isso é importante ter as respostas bem definidas para as mesmas. Confira as principais e sua tradução:
- Why are you interested in this job? / Por que você está interessado nesta vaga?
- What do you know about our company? / O que você sabe da nossa empresa?
- Why should we hire you? / Por que devemos te contratar?
- Do you have any questions about the job? / Você tem alguma questão sobre o trabalho?
8. Leia notícias em inglês
Durante a entrevista, poderão ocorrer eventuais perguntas sobre atualidades para testar seu vocabulário geral. Por isso, ler notícias em inglês com frequência ajuda a te manter bem informado e pronto para responder ao entrevistador possíveis questionamentos sobre fatos recentes.
9. Esteja preparado para falar sobre sua trajetória profissional
Mais uma etapa fundamental no processo seletivo e que exige bastante atenção. Uma boa maneira de falar sobre sua carreira é traduzir seu currículo para o inglês, destacando suas principais funções e experiências em cada empresa de forma clara e objetiva.
10. Cuidado com vícios de linguagem
Os vícios de linguagem como you know, kind of, well, like e outros podem passar uma má impressão para o entrevistador, portanto é bom evitar o uso dessas palavras. Quando treinar suas falas, preste atenção se não está utilizando os vícios de linguagem e tente não usá-los no próximo ensaio.
11. Não pergunte seu desempenho ao entrevistador
O avaliador, muitas vezes, não possui mais informações do processo seletivo e muito menos se o candidato será aprovado para a próxima etapa. Por isso, perguntar sobre seu desempenho não é recomendado, além de demonstrar insegurança e ansiedade.
12. Conclua a entrevista de forma profissional
Quando chegar ao final da entrevista, agradeça ao entrevistador pela oportunidade e não se esqueça de perguntar quais serão os próximos passos do recrutamento.
Inglês em 18 meses, só na United Idiomas!
Transforme sua vida profissional com a United Idiomas! Aprenda inglês de verdade em até 18 meses e abra portas de sucesso em sua carreira. Clique aqui para saber mais sobre nossos cursos e metodologia de ensino e escolha o melhor curso para você. Vem pra United!