Fazer um intercâmbio é uma experiência única em nossas vidas, seja no âmbito acadêmico, profissional ou cultural. Afinal, vivenciar de perto a cultura de outro país e morar fora do Brasil é algo capaz de abrir muitas portas para estudantes e profissionais.
Para quem pensa em fazer um intercâmbio na Irlanda, país europeu que tem o inglês como língua nativa, preparamos este artigo especial com tudo o que você precisa saber para embarcar rumo à terra dos duendes e dos trevos.
+ Saint Patrick’s Day nos Estados Unidos: saiba tudo sobre!
Sobre a Irlanda
A Irlanda é um país localizado no noroeste europeu, com uma população de aproximadamente 4,7 milhões de pessoas e conhecido por sua cultura única, que envolve elfos, duendes, inspiração celta, pubs e muitas outras tradições que atraem milhares de turistas todos os anos.
Sua capital, Dublin, reúne inúmeras opções de lazer, cultura e gastronomia em uma cidade charmosa e acolhedora.
Na Irlanda, estão sediadas algumas das maiores e mais reconhecidas instituições de ensino do mundo, como o Trinity College, a University College Dublin, a Universidade Nacional da Irlanda e a University of Galway, entre muitas outras faculdades e universidades renomadas.
Assim, optar por realizar um intercâmbio na Irlanda é uma excelente escolha para quem busca adquirir conhecimento acadêmico, linguístico ou profissional.
+ Vantagens de falar inglês fluentemente no mercado de trabalho
Documentação necessária
Boa parte dos intercambistas de países não europeus precisam de um visto para entrar na Irlanda ou permanecer no país por mais de três meses. Para quem busca estudar inglês ou fazer um curso de extensão universitária, o visto é conhecido como Stamp 2.
Para os estudantes internacionais, o Stamp 2 confere o direito de até oito meses de estadia, sendo seis deles com obrigatoriedade de, ao menos, 15 horas semanais de estudo durante o intercâmbio na Irlanda.
O Stamp 2 também possibilita 20 horas de trabalho por semana durante o curso e 40 horas semanais durante os dois meses extras do período de férias, em épocas específicas como verão e fim de ano.
Além do visto, os estudantes precisam reunir os seguintes documentos para entrar na Irlanda:
- Passaporte com validade de, no mínimo, 6 meses após a data de volta para o Brasil;
- Comprovante de pagamento do curso de inglês ou extensão universitária de 25 semanas, ou mais, acompanhado de carta da instituição de ensino;
- Comprovação financeira de 4,2 mil euros (estudantes de inglês) e dez mil euros (universitários);
- Comprovante de residência, em hotel, acomodação estudantil e similares;
- Seguro-saúde obrigatório;
- Passagem de volta para o Brasil.
+ Confira seis dicas importantes para falar melhor em inglês
Clima, alimentação e cultura local
A Irlanda é conhecida por ser um país com um clima bastante imprevisível, sendo totalmente normal um dia de sol intenso ser interrompido com uma tempestade, por exemplo.
Contudo, o clima na Irlanda é considerado ameno por causa da ausência de temperaturas extremas, tanto no verão quanto no inverno, trazendo um equilíbrio climático de fácil adaptação para nós, brasileiros.
Na culinária, o cardápio irlandês inclui ingredientes como batatas, carne bovina, de porco e de cordeiro, além de frutos do mar. Alguns dos pratos típicos irlandeses são o Irish Stew (ensopado de cordeiro), Boxty (panqueca de batata) e o Coddle (cozido de salsichas, bacon e batatas).
E claro, a Irlanda é conhecida por suas bebidas, como a cerveja Guinness e o uísque irlandês, opções imperdíveis para aproveitar os diversos pubs espalhados pelo país.
A cultura irlandesa, por sua vez, combina tradições antigas das raízes celtas com uma sociedade moderna e diversificada.
A música folk, a dança do sapateado, a mitologia, o folclore e o rúgbi são alguns dos principais elementos culturais da Irlanda, assim como o famoso Dia de São Patrício, uma das festas mais conhecidas do mundo e celebrada anualmente no dia 17 de março em homenagem ao padroeiro irlandês.
+ Entenda a diferença entre Speak, Talk, Say e Tell
United Idiomas: a melhor escolha para seu aprendizado
Se você busca aprender inglês com eficiência e flexibilidade, seu lugar é na United Idiomas. Fundada em 2008, a United já formou mais de 100 mil alunos e conta com mais de 40 unidades espalhadas pelo Brasil, unindo qualidade e competência com uma metodologia diferenciada para facilitar o aprendizado do inglês.
Escolha onde, como e quando quer estudar com a United Idiomas e descubra mais sobre nossas opções de cursos presenciais, remotos ou híbridos — nós temos a opção perfeita para você!
+ Conheça a metodologia da United Idiomas que já formou mais de 100 mil alunos
Preencha o formulário abaixo com seus dados para receber o contato de nossa equipe de atendentes, prontos para esclarecer todas as suas dúvidas e ajudar você a começar seus estudos na United Idiomas, a melhor escola de inglês do Brasil.