Dados divulgados recentemente pela instituição Education First (EF) apontam que o Brasil ocupa a 58ª posição entre 111 países avaliados no Índice de Proficiência em Inglês, relatório que analisa o estudo e nível do idioma em todo o mundo. Incluindo testes de 2,1 milhões de pessoas, os dados mostram o Brasil com um nível “moderado” do inglês, com 505 pontos de um total de 700. Além disso, o relatório também aponta que as Américas Central e do Sul apresentaram uma melhora “praticamente homogênea” no nível de inglês na última década.
+ Trabalho no exterior: entenda o nível de inglês para trabalhar fora do Brasil
Mesmo baixa em comparação com outras regiões como Europa e Ásia, a proficiência em inglês da América Latina é considerada maior do que na África e Oriente Médio, segundo os dados. Apesar do crescimento do nível de proficiência, o relatório também aponta que as notas entre os jovens caíram significativamente desde 2020, tendo como uma das principais causas o fechamento de escolas durante a pandemia de Covid-19. Segundo outro relatório de 2022, divulgado pela Unesco, a pandemia “obrigou a interrupção da educação de 1,6 bilhão de alunos, exacerbando as desigualdades de gênero”.
Em todo o mundo, Holanda, Cingapura e Áustria foram os países com as maiores pontuações no nível de proficiência em inglês. Na América Latina, a Argentina foi o país mais bem classificado, com proficiência “alta” — a única nação entre 20 países latino-americanos neste índice — e uma pontuação de 562 pontos de 70, classificando os argentinos no 30º lugar do ranking. Em segundo lugar no ranking dos países latinos, está a Costa Rica, com a pontuação de 537 pontos e o 37º lugar na colocação geral. Logo em seguida, com apenas um ponto a menos (536) que Costa Rica, aparece Cuba, o 38º colocado da lista.
+ Por que a United Idiomas é a escolha certa para aprender inglês de verdade?
Em contrapartida, cinco entre os 20 países da América Latina analisados pelo relatório da EF apresentaram pontuação “baixa” no nível de proficiência em inglês: Colômbia, Venezuela, Panamá, Nicarágua e Equador — os dois últimos, inclusive, citados no índice como países com maior tendência de aperfeiçoamento linguístico. Por último, estão México e Haiti, classificados com o nível “muito baixo” e pontuação inferior a 450 pontos.
Como é feita a pontuação e classificação dos países
Medidas na faixa de 1 a 800 pontos, as pontuações são atribuídas à faixa de nível do Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (QECR), que possui faixas conhecidas como A1, A2, B1, B2, C1 e C2. Dessa maneira, o relatório delimita os grupos com um nível de inglês semelhante e faz a comparação entre todos. Confira as classificações e seus respectivos níveis no QECR:
- Classificação “muito elevada” — nível C1
- Classificação “alta” e “moderada” — nível B2
- Classificação “baixa” — nível B1
- Classificação “muito baixo” — nível A2
+ Saiba mais sobre os certificados internacionais de inglês
Conclusões do relatório
A EF também reforça, em seu relatório, a importância do aprendizado do inglês como segunda língua, apontando que praticamente um terço da população mundial fala o mesmo idioma e que devemos utilizar a conectividade tecnológica “para compartilhar conhecimentos independentemente das limitações geográficas”. Desta maneira, o aprendizado do inglês “oferece oportunidades para as pessoas trabalharem, aprenderem e compartilharem suas experiências de forma mais ampla”, reforça a pesquisa.
United Idiomas: aprenda inglês como, onde e quando quiser
Matricule-se na United Idiomas e comece hoje mesmo a aprender o inglês da vida real! Oferecemos cursos com metodologia única no mercado e professores altamente qualificados, tudo para proporcionar a você o melhor ensino do idioma e aprendizado dinâmico em 18 meses. Além disso, você conta com total flexibilidade para aprender inglês: escolha onde, como e quando quer estudar com a United Idiomas e descubra mais sobre nossas opções de cursos presenciais, remotos ou híbridos.
+ Curso ideal de inglês: porque escolher a United Idiomas
Preencha o formulário abaixo com seus dados para receber o contato de nossa equipe de atendentes, prontos para esclarecer todas as suas dúvidas e te ajudar a começar seus estudos na United Idiomas, a melhor escola de inglês do Brasil. Vem pra United você também!