Já conhece a história e o significado do Labor Day, o Dia do Trabalho dos Estados Unidos? Diferentemente do Brasil, o Dia do Trabalho norte-americano é comemorado na primeira segunda-feira de setembro e não no dia 1º de maio, como aqui e em outros países. Para os EUA, o feriado dedicado aos trabalhadores é um dia repleto de diversos desfiles, discursos, piqueniques, churrascos e outros eventos públicos e familiares, da mesma forma que o 4th of July e outros feriados importantes do país. O Labor Day também é um feriado que homenageia e comemora as realizações e conquistas dos trabalhadores, além de propor reflexões e debates sobre as condições de trabalho para os norte-americanos.
+ Memorial Day: a importância dessa data nos EUA
Um fato importante sobre o Labor Day é que a data marca o fim do verão nos Estados Unidos, tornando o feriado um dia ainda mais significativo no calendário norte-americano. O Labor Day também coincide com o fim das férias escolares, fazendo com que os estudantes aproveitem o feriado para fazer suas últimas festas e passeios antes da volta às aulas. Outra curiosidade sobre a data é que no final de semana prolongado do Labor Day acontece o início da NFL (National Football League), o maior campeonato de futebol americano e uma das mais populares competições esportivas do país.
História do Labor Day
O Labor Day tem sua origem em um capítulo triste da história dos Estados Unidos, mais precisamente no final do século XIX, quando os trabalhadores norte-americanos sofriam com as péssimas condições de trabalho impostas no auge da Revolução Industrial: trabalho de 12 horas por dia e sete dias por semana, sem contar os salários que mal pagavam o sustento familiar. Com isso, começaram a surgir sindicatos, principalmente nas fábricas e indústrias dos EUA, o que deu origem a protestos e greves que buscavam negociações entre trabalhadores e patrões.
+ Trabalho no exterior: entenda o nível de inglês para trabalhar fora do Brasil
O primeiro Labor Day foi realizado no dia 5 de setembro de 1882, na cidade de Nova York, após ser idealizado pela União Trabalhista Central e seu objetivo de criar um feriado para comemorar as conquistas dos trabalhadores. Cerca de dez mil trabalhadores desfilaram da Prefeitura da cidade até a Union Square, em uma comemoração que envolveu shows e palestras para o público. A partir de 1884, diversas outras cidades pelo país — principalmente os grandes centros industriais — começaram a seguir o exemplo e comemorar o Labor Day anualmente.
A data veio a se tornar oficialmente feriado no ano de 1894, quando o Congresso dos EUA aprovou uma lei federal tornando a primeira segunda-feira de setembro de cada ano um feriado legal. Um fato triste e marcante sobre o Labor Day, ocorrido pouco antes da criação do feriado federal, foi a morte de diversos trabalhadores da American Railroad Union em Pullman, quando tropas do governo intervieram de forma violenta para interromper uma greve estabelecida em maio do mesmo ano.
+ Save the date: conheça a origem dessa expressão
Outros países de língua inglesa, como o Canadá e Austrália, também comemoram o Labor Day: os vizinhos do Norte dos EUA celebram o feriado na mesma data (primeira segunda-feira de setembro), com a data sendo criada após uma histórica passeata em apoio à greve do Sindicato dos Tipógrafos de Toronto, também no final do século XIX. Já na Austrália, a data é chamada de Labour Day, sendo comemorada anualmente na primeira segunda-feira de outubro.
+ Como é comemorada a Páscoa nos EUA e Inglaterra?
United Idiomas: aprenda inglês como, onde e quando quiser
Matricule-se na United Idiomas e comece hoje mesmo a aprender o inglês da vida real! Oferecemos cursos com metodologia única no mercado e professores altamente qualificados, tudo para proporcionar a você o melhor ensino do idioma e aprendizado dinâmico em 18 meses. Escolha onde, como e quando quer estudar com a United Idiomas e descubra mais sobre nossas opções de cursos presenciais, remotos ou híbridos.
+ Curso ideal de inglês: porque escolher a United Idiomas
Preencha o formulário abaixo com seus dados para receber o contato de nossa equipe de atendentes, prontos para esclarecer todas as suas dúvidas e te ajudar a começar seus estudos na United Idiomas, a melhor escola de inglês do Brasil. Vem pra United você também!